• Matéria: Sociologia
  • Autor: davideamigos2014
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Explique uma diferença entre o papel e uma função do Estado para os pensadores liberais e para os pensadores marxistas. Cite pelo menos dois pensadores de cada uma das duas correntes

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3
Olá, tudo bem?

A principal diferença sobre o papel do Estado, que se relaciona às suas funções, entre um pensador liberal e um marxista é se o Estado deve intervir na economia ou não.

Os marxistas acreditam que sim, e que o Estado tem a função de centralizar a Economia e garantir a distribuição equânime dos recursos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um, até o ponto em que ele se tornar desnecessário e possa ser superado.

Os liberais, por sua vez, acreditam que o Estado não deve intervir na economia, valendo neste âmbito a ideia de livre mercado, de modo que a função do Estado é somente garantir os direitos básicos da população, como o direito à vida e o direito à liberdade.

Sendo assim, no caso dos marxistas o Estado cumpre o papel de gestor econômico e social, enquanto que no caso dos liberais o Estado cumpre apenas o papel de garantir o livre mercado e os direitos básicos. 

Dois pensadores marxistas são o próprio Karl Marx, fundador da corrente, e o russo Vladímir Lênin.

Dois liberais são o inglês Adam Smith, fundador do liberalismo econômico clássico, e Ludwig von Mises, um dos expoentes da escola austríaca, uma das principais representantes do liberalismo hoje.
Perguntas similares