O aparelho projetado por Stanley Miller, no início da década de 1950, fazia circular metano, amônia, vapor de água e hidrogênio e, através de energia fornecida por descarga elétrica, formava produtos de reações químicas como aminoácidos, carboidratos e ácidos graxos, que eram coletados no alçapão. Através desse experimento, Miller testou a hipótese de que, na atmosfera primitiva, pela ação de raios:
Respostas
Resposta: Compostos orgânicos puderam se formar a partir de moléculas simples.
Explicação: Segundo a teoria evolucionista, a origem desse organismo ancestral foi precedida pelo desenvolvimento de moléculas orgânicas, que se formaram a partir de reações químicas aleatórias e espontâneas entre os compostos orgânicos, que formavam o planeta em formação e desprovido de vida.
Essa teoria é conhecida como teoria pré-biótica, e sugere que reações químicas ocorridas entre os gases atmosféricos (água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico), favorecidas com a ação do calor, radiação e descargas elétricas constantes e aleatórias, formaram compostos orgânicos, como proteínas e ácidos nucleicos. Essa teoria foi proposta por Oparim (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012).
Oparin não chegou a testar sua hipótese de forma experimental. Todavia, em 1953, após ler o trabalho de Oparin, Stanley Miller resolveu elaborar um experimento para testar essa hipótese.