Respostas
Iluminismo: Foi um movimento que teve origem no século XVII, mas se desencadeou no século XVIII. Seu propósito era levar luz, mostrar a razão humana para a população. Esse século (XVIII) ficou conhecido como o século das luzes, onde as pessoas deixaram de pensar como na idade média e passaram a procurar respostas racionais.
Os princípios básicos do iluminismo:
Universalidade: (esse movimento queria alcançar todos os seres humanos); Individualidade: (todos os seres humanos devem ser vistas como pessoas concretas e não uma coletividade);
Autonomia: (todos têm o direito de ter sua própria opinião, de se expressar e de adquirir bens por meios de seu trabalho).
O iluminismo criticava o absolutismo, o mercantilismo, os conceitos feudais que sobreviviam e etc. O Iluminismo influenciou muitos o processo de independência das colônias nas Américas. A primeira experiência revolucionária a defender as ideias iluministas e reivindicar o fim da opressão monárquica, ocorreu no território das Treze Colônias. Nos EUA, foram as ideias de John Locke que encontraram maior eco na sociedade. Locke fora participante da Revolução Gloriosa, ponto de partida para o liberalismo do século XVIII, onde se originaram as ideias da existência de Leis naturais do contrato entre governantes e governados, da autonomia entre poderes de Estado, do direito à Revolta e outras, consideradas pontos básicos da liberdade humana.
Os ideais iluministas chegaram nos EUA por importação da metrópole, mas tenderam a ser redesenhados com contornos religiosos e politicamente mais radicais. As ideias iluministas exerceram uma enorme influência sobre o pensamento e prática política dos chamados founding fathers (pais fundadores) dos Estados Unidos, entre eles: Benjamin Franklin e Thomas Jefferson.
Inconformados com as medidas restritivas e inspirados pelos escritos do pensador Locke, os colonos norte – americanos começaram a se opor à presença britânica nas Treze Colônias.
Os ideais políticos influenciaram a Declaração de Independência dos EUA e a Carta dos Direitos dos Estados Unidos.
Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.