A ideia de uma Terra esférica foi predominante entre os Gregos. A tarefa seguinte e que ocupou muitas mentes foi a de determinar seu tamanho. Platão estimou a circunferência da Terra como sendo de umas 40.000 milhas. Arquimedes estimou em 30.000 milhas. Estes valores, contudo, não passavam muito do campo da mera especulação. Coube a Eratóstenes, no século II A.C, determinar o tamanho da Terra usando medidas objetivas. Grandes filósofos e cientistas tiveram papel crucial no desenvolvimento do conhecimento geodésico. A respeito desse tema, analise as afirmações a seguir: I. Pitágoras defendia a esfericidade da Terra e que a mesma girava em torno do Sol (heliocentrismo), contrapondo ao Geocentrismo. II. Gauss caracterizou a superfície geoidal como uma superfície equipotencial do campo de gravidade que coincide com o nível médio não perturbado dos mares. III. Isaac Newton defendeu que a forma esférica da Terra era incompatível com o movimento de rotação. Este, devido à força centrífuga, impõe um achatamento nos pólos.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b.
I, apenas.
c. I, II e III.
d.
II, apenas.
Respostas
Sobre a ideia de uma Terra esférica é correto o que se afirma em: c) I, II e III.
O conceito de Terra esférica data da antiga filosofia grega de cerca do século VI aC mas permaneceu o assunto de especulação filosófica até o século III aC., quando a astronomia helenística estabeleceu a esfericidade da Terra como um fato físico.
Ante esse fato varios filosofos se pronunciaram ao respeito, Gauss caracterizou a superfície geoidal como uma superfície equipotencial do campo de gravidade que coincide com o nível médio não perturbado dos mares. Enquanto que Isaac Newton defendeu que a forma esférica da Terra era incompatível com o movimento de rotação.
Pitágoras e Tales defendiam a esfericidade da Terra e que a mesma girava em torno do Sol (heliocentrismo).
Resposta:
I, II, III
Explicação:
corrigido pelo ava