A convivência social é fundamental para o desenvolvimento integral dos indivíduos. No entanto, não é fácil manter grupos coesos e harmônicos sem estabelecer normas e regras claras. O estudo sobre o desenvolvimento moral esclarece que além da necessidade das normas, precisamos nos atentar ao estágio cognitivo que o indivíduo se encontra, pois a sua capacidade cognitiva interfere no exercício e compreensão das normas. Sabendo disso, assinale a única alternativa correta que aborda esse tema.
Alternativas
Alternativa 1:
O período de maior complexidade e adaptação moral compreende os indivíduos do estágio sensório-motor.
Alternativa 2:
A autonomia moral é facilmente alcançada, haja vista a tendência natural dos homens a serem cordatos e justos.
Alternativa 3:
Dos 5 aos 10 anos as crianças apresentam características de uma moral eminentemente autônoma, pois compreendem a importância das normas e regras para a regulação social.
Alternativa 4:
De 0 a 5 anos a criança encontra-se em um estágio de anomia moral, pois, ao seguir as regras, não compreende a importância da moral enquanto reguladora das relações sociais.
Alternativa 5:
Dos 10 anos em diante a criança passa a compreender que as normas sociais são essenciais para a regulação das relações humanas e, por isso, é nomeado como moral heterônoma.
Respostas
respondido por:
5
Alternativa 4. Pois, para Piaget (1971), o desenvolvimentomoral ocorre paralelamente ao desenvolvimento intelectual e está condicionadoàs possibilidades de cada estágio. O autor relata a existência de três fases nodesenvolvimento moral: a anomia, que vai até os 5 anos, na qual a criança segueas regras, mas não a compreende enquanto moral; a heteronomia, que ocorreem crianças até 9, 10 anos de idade, na qual a moral é vista como autoridade; aautonomia, período em que a criança já compreende as regras, é considerada oúltimo estágio do desenvolvimento.
respondido por:
2
a alternativa 4 esta correta, Período Pré-Operacional
Neste período que vai de dois a sete anos Neste período, a criança ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro,
nem de avaliar seu próprio pensamento.
pgs. 82, 83 do livro
pgs. 82, 83 do livro
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás