Leia o excerto que segue. “Passado, presente e futuro devem coexistir harmonicamente na mente humana. Quando um deles é priorizado e os demais são totalmente esquecidos surge alguma espécie de desequilíbrio, ou, no mínimo, a hipótese de que algo não está correto, não está bem. Viva cada dia de uma vez, não deixe de viver bem o hoje em prol de um futuro que pode nem chegar, se está infeliz no presente, busque motivos para se contentar com o que tem nele, não viva sonhando com o que terá num tempo incerto que ainda nem chegou e, quiçá, nem chegará”. Machado de Assis. Pode-se afirmar com base no excerto lido, que: Alternativas Alternativa 1: O autor sugere reflexão sobre o presente, passado e futuro. Alternativa 2: Viver o presente é sempre mais importante. Alternativa 3: O ser humano não deve se preocupar com o futuro. Alternativa 4: Ter sempre em mente pensamentos elevados. Alternativa 5: Refletir sobre o passado, pois o futuro pode não existir.
Respostas
Respondi a alternativa 2!
Opah, amigo(a)!
Trata-se de uma questão que exige interpretação por parte do aluno.
No próprio texto, podemos notar que Machado de Assis fala que é preciso haver um equilíbrio entre passado, presente e futuro. No entanto, percebemos que no trecho "Viva cada dia de uma vez, não deixe de viver bem o hoje em prol de um futuro que pode nem chegar(...)" o autor enfatiza que é preciso vivenciar o presente de forma intensa, pois não sabemos se estaremos vivos no dia de amanhã.
Na verdade, ele está dizendo que é importante saber do passado, viver o presente de forma intensa e esperar pelo futuro, que ocorrerá com naturalidade.
Apesar de parecer estranho, percebemos que o autor sugere que façamos uma reflexão sobre o passado, presente e futuro.
Gabarito:
"Alternativa 1: O autor sugere reflexão sobre o presente, passado e futuro".
Até a próxima!