• Matéria: História
  • Autor: zJujuba
  • Perguntado 8 anos atrás

Que tipo de insatisfação reis e nobres nutriam em relação à Igreja Católica no início da Idade Moderna?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
114
Olá, tudo bem?

No início da Idade Moderna a Igreja Católica era a maior dona de terras e propriedades de toda a Europa, assim como uma influência política e social incontornável.

Com isto em mente, é fácil compreender como os reis e nobres se sentiam insatisfeitos com isto: seus poderes políticos eram diminuídos pela Igreja, suas propriedades rurais eram relativamente pequenas, se comparadas às do clero, e suas vidas eram determinadas pelo rígido cumprimento de preceitos e leis religiosas, sobre o qual não tinham nenhum direito de voto e decisão. 

De certo modo, a insatisfação dos nobres com a igreja era semelhante à insatisfação dos camponeses com os nobres: era a insatisfação de um subjugado contra o seu subjugador.
respondido por: brainlyb285
8

Oie!

No início da idade moderna, a igreja católica detinha, aproximadamente, um terço das terrasdo território francês e quase a metade das terras cultiváveis do território que mais tarde seria Alemanha. elas haviam sido conquistadas durante a idade média, por doações de reis e senhores em troca do apoio político do Papa e do clero. Os tributos cobrados pela igreja eram, em geral, excessivos, o que desagradava Reis e nobres e gerava muitas críticas.

Perguntas similares