Respostas
A população brasileira cresceu muito nos últimos anos, havendo uma “explosão demográfica”. Para se ter uma ideia, o contingente populacional atual é mais que o dobro de 40 anos atrás. O que explica tal explosão é o crescimento vegetativo ou natural, que é a diferença entre os índices das taxa de natalidade e mortalidade
Resposta:
A realização do estudo da demografia brasileira apresenta importantes dados fundamentais para que sejam realizados investimentos em diversos setores da sociedade. Atualmente, o Brasil possui a quinta maior população do mundo, conforme dados do IBGE. A divisão da população brasileira conforme o sexo é a seguinte: mulheres (51%), homens (49%). As mulheres também são a maioria nas universidades – 57%.
Apesar de ser um país populoso (população absoluta), o Brasil é pouco povoado (população relativa), pois sua densidade demográfica é de apenas 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Seu território é habitado de forma extremamente desigual – São Paulo é o estado mais populoso, e Roraima o menos populoso.
Portanto, a Região Sudeste é a mais populosa e mais povoada do Brasil, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há quatro décadas, o Sudeste caracteriza-se como tal. A expectativa de vida do brasileiro está crescendo a cada ano, fator resultante de melhorias nas condições de vida e saúde no país. Conforme pesquisa realizada pelo IBGE, a população do Brasil vive em média 72 anos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro também está ampliando a cada ano. A taxa de mortalidade infantil é outro índice social que tem apresentado melhorias. De acordo com o IBGE, a taxa de mortalidade infantil no Brasil passou de 33,5 mil crianças mortas para 22 mil, entre 1998 e 2009. Entretanto, o país tem muito a melhorar, especialmente em relação à desigualdade social, à saúde, educação, distribuição de renda, segurança, entre outros fatores.