Analise o caso a seguir, a qual aborda sobre gestão de crise.
Paulo Steves é diretor de uma rede de lojas, a LAR Eletro. Esta comercializa móveis e eletrodomésticos. Um suposto cliente veiculou em diferentes mídias socais que comprou um eletrodoméstico LAR Eletro e ao ligá-lo à tomada o mesmo explodiu ferindo gravemente sua filha de 2 anos que estava próxima ao aparelho, incluiu vídeos e imagens da filha com os ferimentos. A notícia causou comoção entre as redes sociais. Paulo Steves teve suas redes sociais pessoais invadidas com fortes críticas. A LAR Eletro investigou se houve a compra do produto pelo cliente ou familiares, entretanto nenhuma nota fiscal foi emitida com os dados do mesmo.
Considerando o caso acima e o exposto no livro base sobre gestão de crise, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre as ações do porta-voz da empresa em situação de crise.
I - Paulo Steves deve fazer um pronunciamento oficial, em uma das redes sociais com maior credibilidade junto aos seus clientes.
II - Paulo Steves, enquanto porta-voz da empresa, deve separar a pessoa física da pessoa jurídica.
III - Em um momento delicado como este Paulo Steves deve esquecer suas redes sociais pessoais.
IV - É preciso descobrir a melhor forma de lidar com a recuperação negativa dos fatos e definir o rumo a ser tomado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Respostas
É comum que, em qualquer tipo de organização, existam situações que ponham em risco sua reputação e autoridade. Por esse motivo, é importante conhecer as chaves para a comunicação em crise, de modo que os danos à imagem da empresa sejam minimizados.
Existem até casos de marcas que conseguiram criar de uma crise de comunicação, uma oportunidade de promover sua marca e melhorar sua reputação. Portanto, é muito importante ter um bom plano de gerenciamento de crise.
Com as redes sociais, as situações em que a marca está ameaçada são ainda maiores. A verdade é que as crises de comunicação digital podem ocorrer mesmo se não estivermos nas redes, com a diferença de que, se não estivermos nelas, não podemos dar uma resposta adequada no ambiente em que o problema está se desenvolvendo.
Na Internet, as respostas às crises devem ser feitas rapidamente, quanto mais tempo levarmos em resposta, mais as pessoas se juntarão para expressar sua opinião ou espalhar o motivo da crise e, portanto, se tornará mais viral.
Nesse momento, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para proteger os interesses das empresas e deixar-la de novo na normalidade. Neste casso a alternativa que eu considero mais apropriada é:
I - Paulo Steves deve fazer um pronunciamento oficial, em uma das redes sociais com maior credibilidade junto aos seus clientes.
Resposta:
Alternativa correta é a letra "d"
Explicação:
Segundo Pimentel (20 17 , p. 166) o porta-voz da e mpresa de ve se para r a pess oa física da pess oa juríd ic a . Este c a so por re trata r um momento delic a do ,
P a ulo Steves , e nquanto e xecutivo da e mpresa , de ve esque cer suas re des socia is pessoais , a s informa ç ões devem se guir u m ún ic o f lux o, a que l e
de te rminado pe la e quipe de c omunic a ç ã o. É prec iso des cobrir a me lhor forma de lidar c om a rec upe raç ã o negativa dos fa tos e de fin ir o rumo a se r
toma do. P orta nto, a prime ira a firmativa es tá inc orreta, po is não é P a ulo Steves que deve fa ze r um pronunc iamento o fic ial e m u ma da s re des s ocia is
com maior credibilidade junto aos s e us c lientes , mas s im a equipe de c omunic a ç ã o.
1_ Paulo deve fazer um pronunciamento oficial, em uma das redes sociais com maior credibilidade junto aos seus clientes.
4_ É preciso descobrir a melhor forma de lidar com a repercussão negativa dos fatos e definir o rumo a ser tomado.