Respostas
Pesquisa
LOGINASSINE
AUGUSTE COMTE E O POSITIVISMO
HOMEVESTIBULARFILOSOFIAAUGUSTE COMTE E O POSITIVISMO
O Positivismo é uma escola filosófica desenvolvida pelo sociólogo e filósofo francês, Auguste Comte (1798-1857), em meados do século 19.
Augusto Comte é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Ele foi o criador do Positivismo, que constituiu a base para o surgimento do Cientificismo. O Cientificismo acredita que o único meio de se chegar ao conhecimento é a Ciência. Auguste Comte trata de um conjunto de teorias abrangentes: da Teoria do Conhecimento à Sociologia.
O Positivismo de Auguste Comte defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento positivo, concreto e objetivo da realidade. Comte defendeu um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento.
Resposta:
Augusto Comte foi um pensador francês fundador do positivismo, do século XIX. Era um filósofo crítico a várias coisas da sociedade, como a religião e a metafísica.
O positivismo foi uma corrente de pensamento que entende que o conhecimento verdadeiro só é possível por meio da observação e da aferição empírica do mundo.
Para Comte, a busca pelo conhecimento positivo constituiria a principal forma de construção de conhecimento do homem. Uma filosofia que vai identificar que precisamos ser mais racionais do que qualquer coisa, acreditando na ciência.
A regra básica para o estudo sociológico positivista, é entender que a natureza se sobrepõe as ações humanas, dizendo assim que por mais que tenhamos ações durante a vida, as coisas são naturais, que existe uma ordem natural para se estudar e entender as sociedades.
Comte defende que a historia do pensamento humano se desenvolve do que chamamos de lei dos três estados: estado teológico, estado metafísico e finalmente o estado positivo.