Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou marte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem.
A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o___________
Respostas
Os lisossomos são organelas ricas em enzimas digestivas, elas agem dentro das células em processos como a reciclagem de enzimas, destruição de patógenos e de proteínas mutantes e também age matando células inteiras, como é o caso da destruição da cauda do girino.
Lisossomos e ação fagocitária
A principal ação dos lisossomos é fazer a fagocitose, quebrando qualquer coisa que não seja do organismo ou que não esteja como deveria estar.
Os lisossomos são muito importantes principalmente no sistema nervoso, destruindo coisas que poderiam destruir os neurônios.
Venha estudar mais sobre os lisossomos
https://brainly.com.br/tarefa/4561105
#SPJ3
A organela envolvida no desaparecimento da cauda, durante a metamorfose do sapo, é o lisossomo.
Metamorfose e fases de vida dos sapos:
A metamorfose é um processo onde o animal passa por mudanças visíveis durante o ciclo de vida. Alguns animais que passam pela metamorfose são:
- Borboletas
- Mosquitos,
- Traças
- Anfíbios
Em anfíbios, como os sapos (anuros), a metamorfose é quando o animal passa do estágio de vida aquático para o terrestre. Esses animais, após saírem do ovo, apresentam duas fases de vida:
- Fase larval: os girinos vivem na água e realizam respiração branquial.
- Fase adulta: os sapos adultos vivem em ambiente terrestre, realizando respiração pulmonar e cutânea.
Saiba mais sobre a metamorfose e fases de vida dos sapos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1182601
#SPJ3