• Matéria: Filosofia
  • Autor: silva0202
  • Perguntado 8 anos atrás

Múltipla Escolha. A questão trata do fenômeno religioso. Analise com atenção as afirmativas que seguem e depois assinale as AFIRMATIVAS VERDADEIRAS. Peso: 1.0 a) O conceito de experiência religiosa é muito mais amplo do que as pessoas imaginam, envolvendo não apenas a participação do indivíduo em ritos religiosos como batismos, crismas, passes, cerimônias matrimoniais ou fúnebres, novenas, cultos ou outras formas coletivas de religiosidade. É possível afirmar que, quando fazemos uma prece ou oração, ou quando buscamos a presença de um ser superior num momento de dificuldade, sentindo consequentemente certo apaziguamento de nosso ser, há nesse fenômeno forte elemento de experiência religiosa, independente da fé ou crença professada. b) Quando analisamos a relação entre filosofia e religião, vemos que ambas são completamente incompatíveis no sentido de promover um diálogo frutífero acerca de temas comuns. A filosofia, amparada na razão crítica, tem a tarefa científica de recusar qualquer argumento que afirme, por exemplo, a existência de Deus. Por esse motivo, jamais um filósofo ou cientista poderia se declarar crente ou religioso, pois isso seria uma oposição direta e clara à sua convicção teórico-acadêmico-profissional. c) Religião, moral e ética são três conceitos que se fundem num só objeto de pesquisa. Essa fusão é tão íntima e profunda que se excluíssemos as questões ético-morais da religião ela não se sustentaria por si só, deixando de existir ou pelo menos de ter qualquer validade concreta. Na realidade, a função precípua e fundamental da religião é apenas de dar um norte moral para as pessoas, evitando que a sociedade caia num caos ético. d) Ao analisarmos o conceito de religião a partir de sua etimologia, vemos que ele se baseia nos termos re-legere, re-ligare e re-eligere, que significam, respectivamente, reler, religar e reeleger. Todos esses termos parecem indicar o retorno a uma situação anterior, que foi perdida. Esse significado é coerente com o relato do livro de Gênesis, quando o ser humano rompe o vínculo de perfeição com o Criador a partir da queda em pecado. Torna-se, então, necessária uma nova forma de relação com Deus, como comprova-se pelas diferentes expressões religiosas surgidas na humanidade. e) A religiosidade parece permear toda história da civilização humana. Dentre tantas características possíveis de destacar ao longo dos tempos e das culturas, talvez a mais presente da religiosidade tenha sido a promoção da tolerância entre as diferentes religiões. São raros, na história, os casos de perseguição religiosa no mundo. O respeito à liberdade de pensamento e de expressão religiosa permanece sendo a principal marca da religião em nossa sociedade plural e globalizada.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
5
Olá, tudo bem?

As afirmações B, C e E são falsas.

Existem tanto filósofos ateus quanto filósofos religiosos, de modo que nenhuma das duas coisas impede a prática filosófica, de modo que, por isto, B é falsa.

A afirmação C é falsa, já que ética e moral não dependem da religião de modo algum, e a religião, para além de lições de ética e moral, também consiste de um conjunto organizado de crenças, de modo que, mesmo sem suas lições de moral, ela ainda se sustentaria como algo.

A afirmação E, por sua vez, é falsa pois está em contradição com os dados históricos. Perseguições religiosas foram um fato relativamente comum em nossa história.

As afirmações A e D, contudo, estão corretas. Experiência religiosa pode ser compreendido de uma maneira ampla, como explicitado, e a palavra religião têm a origem etimológica explicitada, e pode ser compreendida no sentido exposto.
Perguntas similares