• Matéria: Geografia
  • Autor: anaraquells8962
  • Perguntado 8 anos atrás

Em grupo, leiam a citação a seguir sobre a Política de Cotas para afrodescendentes no Brasil. Em seguida, reflitam sobre a validade dos argumentos a favor e contra essa política e assumam um posicionamento. Em data agendada pelo professor, discutam o tema com os outros grupos e defendam os argumentos que elegeram, oferecendo novas propostas ou melhorias ao projeto. "[...] Por um lado, os favoráveis [às cotas na Universidade] defendem a sua implementação em virtude da discriminação sofrida pelos afrodescendentes no decorrer da história brasileira (primeiro, considerados escravos; após, econômica e socialmente excluídos, habitando os grupos mais pobres da população, não tendo as mesmas oportunidades de estudos que os brancos). Os opositores, por sua vez, questionam a constitucionalidade dessas ações e a viabilidade de realizar políticas com base no critério de 'raça', tanto pela dificuldade de estabelecer um critério étnico eficaz, como pelo argumento de que a desigualdade econômica e social atinge a todos, sem diferenciação de cor. Pára esta posição, a affirmative acüon é medida eminentemente assistência lista e paternalista, que peca por diminuir o nível de excelência das universidades públicas (centradas no critério da 'merilocracia'). [...)" KROTH. Vanessa W.; NETO. Daniel L. M. ‘Políticas de COtas" para afrodescendentes no Brasil: considerações sobre a constitucionalidade e a finalidade de sua adoção. Em tese [Revista Eletrônica dos P6s-Gr»duandos em Sociologia Política da UFSC], 2006. Disponível em: . Acesso em: dez. 2014.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
7
Olá,

 A favor:  Historicamente o Brasil passou por inúmeras desigualdades sociais que começaram com a vinda de escravos  negros para cá, quando houve a abolição dos escravos as pessoas não queriam empregar os negros e assim o desenvolvimento para o negro foi muito mais lento, o que faz com que as disparidades entre negros e brancos hoje sejam muitas, e as cotas igualam as oportunidades.

 Contra: O Brasil é misto, a cor da pele pode não representar mais a origem de alguém, as vezes uma pessoa negra tem mais representatividade na família e mais oportunidades do que uma pessoa branca. Fazendo com que as cotas não tenham que ser para negro e sim para o pobre.
Perguntas similares