• Matéria: Geografia
  • Autor: lynemgomes6798
  • Perguntado 8 anos atrás

O (Enem, 2010) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com altas carga poluidora. proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo). RICARDO. 8.; CANWVNILLI. M. AJmonaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo: Instituto Socioambiental. 2007. Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões a) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição. b) são locais propícios a proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas. c) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica. d) são instalados próximos aos centros das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área. e) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.

Respostas

respondido por: Matheusieti
201
Boa tarde!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra B. São locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.


Partindo deste ponto, vemos que locais que possuem alta concentração de lixo, chorume, tem grande risco de doenças contagiosas.

Deste modo, por serem locais com 
problemas de saúde pública, como resultado da ação de decomposição orgânica nesses lixos, esses elementos podem contaminar diretamente as águas e fontes naturais.



Espero ter ajudado;

Um abraço. 
respondido por: gebialacos
108

Resposta:

Letra B

Explicação:

Os lixões são áreas de proliferação de baratas, ratos e outras pragas urbanas, que propagam doenças, como a leptospirose, podendo afetar a população que reside próximo a essas áreas, sendo considerados, assim, locais de problema de Saúde Pública. Além disso, como resultado da ação de decomposição da matéria orgânica presente nos lixos, o chorume tem um alto teor de contaminação dos solos e das águas no entorno desses lixões.

Perguntas similares