Paulo Soares é um comerciante que se preocupa em saber de tudo o que acontece com sua cidade, principalmente de como são gastos os recursos públicos. Ele sabe que é seu dever como cidadão fiscalizar o uso do dinheiro público e que é um dever da Gestão Pública resguardar a probidade e eficiência da Administração, por meio da transparência dos atos de seus agentes, informando à sociedade sobre suas ações.
Elaborado pelo professor, 2018.
Sobre o papel do cidadão e o papel do controle externo na gestão pública, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Como cidadão, Paulo deve Fiscalizar e cobrar ativamente a execução do orçamento público, acompanhando atos, audiências públicas e também através da internet nos portais da transparência.
Porque
II. Assim como Paulo, todo cidadão deve ter conhecimento sobre a gestão pública e participar diretamente dos atos praticados perante a ordem pública, sejam estes lícitos ou não, fazendo valer seus direitos constitucionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
5
ACREDITO QUE SEJA A ALTERNATIVA I
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
respondido por:
0
RESPOSTA
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
EXPLICAÇÃO
Assertiva I - Correta
- Apesar do controle sobre as atividades desempenhadas pelo Estado sem realizado primariamente por órgão de controle, tal como os Tribunais de Contas da União e a Controladoria Geral da União, cabe também ao cidadão fiscalizar o uso dos recursos públicos, a forma como estão sendo investidos e a sua consonância com as determinações legais;
- Ou seja, Paulo está correto em realizar a fiscalização das contas públicas e cobrar ativamente a execução do orçamento público;
- Para isso, Paulo pode ser valer de: acompanhando dos atos, audiências públicas e também através da internet nos portais da transparência.
Assertiva II - Incorreta
- Paulo deve participar diretamente dos atos praticados perante a ordem pública a fim de fiscalizar sua correta execução, porém, somente de atos lícitos, fazendo valer seus direitos constitucionais.
Veja outras respostas que podem ajudar =D
- O que é corrupção - https://brainly.com.br/tarefa/19937893
- Corrupção Brasil Império - https://brainly.com.br/tarefa/18372446
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Paulo deve apenas fiscalizar através dos recursos que o estado oferece mas não participar dos atos publico lícitos ou ilícitos.