• Matéria: Geografia
  • Autor: annalayzcr5300
  • Perguntado 8 anos atrás

o Leia o excerto a seguir.Povos naturais e povos civilizados"Chamamos naturais certos povos não porque eles vivem nas mais íntimas relações imagináveis com a natureza, mas porque vivem sob a constrição da natu­reza. A distinção entre povo natural e povo civilizado não deve ser buscada no grau, mas no seu modo de dependência com a natureza. A civilização não é propriamente independência da natureza no sentido de uma separação completa, mas no sentido de uma união mais multíplice e mais ampla. O camponês que acumula o trigo no seu celeiro é tão mais dependente do seu campo quanto o é o indiano que recolhe nos pântanos o seu arroz aquático, que não semeou; mas para o camponês esta dependência é menos grave, é para ele uma leve cadeia, que não o prende tão facil­mente, porque ele foi bastante prudente para recolher provisões, enquanto qualquer vento forte que lance à água as espigas de arroz atinge o indiano de modo vital. Não nos tornamos completamente livres da na­tureza pelo fato de a explorarmos e estudarmos mais a fundo; tornamo-nos cada vez mais independentes dos acidentes singulares do seu ser e agir à medida que multiplicamos as ligações. Precisamente em razão da nossa civilização, estamos unidos à natureza mais inti­mamente que todas as gerações que nos precederam."MORAES, Antônio Carlos Robert (Org.). Ratzel.São Paulo: Ática, 1990. p. 122.O texto integra a principal obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel, denominada Antropogeografia, publi­cada originalmente em 1882 e reformulada pelo próprio autor em 1891. Explique como esse autor entende a relação entre a sociedade e a natureza. Você concorda com essa visão do autor?

Respostas

respondido por: maarigibson
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Olá, tudo bem?


Segue abaixo a resposta da questão:


Para o autor do texto, os povos são considerados naturais pela sua relação de dependência da natureza. Assim, os povos seriam civilizados na medida em que podem moldar a natureza, para não ficarem jogados aos acontecimentos aleatórios.


Não concordo com a visão do autor, pois a filosofia e antropologia do século XIX e início do século XX estavam preocupadas em estabelecer gradações entre as sociedades, de forma que as consideradas mais civilizadas pudessem explorar as outras, com o argumento de levar desenvolvimento.


Espero ter ajudado!

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