• Matéria: Filosofia
  • Autor: samuraicrow48
  • Perguntado 8 anos atrás

01) Faça uma análise da relação entre a cientificidade do conhecimento e o movimento iluminista do século. XVII.

02)Qual a definição clássica de ciência dada pelo autor do Livro de Metodologia Científica e qual a definição dada pelo Cientista Carl Sagan na obra "O mundo assombrado pelos demônios"?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1
Olá, tudo bem?

O movimento iluminista foi um importante movimento artístico, científico e cultural surgido na Europa no século XVII. Entre outras coisas, os iluministas lutavam contra aquilo que chamavam de "trevas da ignorância", representando os preconceitos e dogmas representados pelas instituições tradicionais, como a Igreja e a Monarquia.

Nesta época a ciência é fortemente valorizada como o melhor caminho para a iluminação e o conhecimento e, aos poucos, a Igreja e a fé vão sendo postas de lado no que tange às explicações sobre a natureza, se limitando, cada vez mais, a falar de questões espirituais e subjetivas.

Sendo assim, a relação entre ambos é que o Iluminismo contribui fortemente para o avanço da cientificidade do conhecimento.

A definição clássica de ciência, fornecida pelas autoras do livro, é a de que  a ciência é um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigida ao conhecimento sistemático com um objetivo definido, e que está sujeito à experiências. Além disto, também é um conjunto de proposições lógicas complementares que explicam alguns fenômenos que são o objeto de análise.

Carl Sagan, por sua vez, define ciência como uma vela acendida no escuro, capaz de dissipar os preconceitos e concepções mágicas e fantásticas, que ainda insistem em tentar se afirmar em um mundo que vai, aos poucos, se tornando mais científico.
Perguntas similares