A Figura 01 apresenta um recipiente com líquido homogêneo e em equilíbrio. Figura 01: Recipiente com liquido homogêneo e em equilíbrio. imagem Fonte: Matos, 2018. Considerando a figura 01, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I. Todos os pontos de um liquido em equilíbrio sob ação da gravidade, situados em um mesmo nível horizontal, suportam a mesma pressão, constituindo uma região isobárica.
PORQUE
II. A diferença de pressões entre dois pontos de um liquido homogêneo em equilíbrio sob ação da gravidade é calculada pelo produto da massa especifica pelo módulo da aceleração no local e pelo desnível entre os pontos considerados. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
De acordo com o Teorema Fundamental da Hidrostática ou Teorema de Stevin a pressão hidrostática exercida por uma coluna de um fluido qualquer pode ser calculada pela seguinte equação -
P = d·g·h
Onde,
P = pressão hidrostática no ponto (N/m²)
d = densidade do líquido (kg/m³)
g = aceleração da gravidade (m/s²)
h = altura da coluna de fluido (metros)
A aceleração da gravidade e a densidade do líquido não irão se alterar, nesse caso, a única variável que irá interferir no valor da pressão será a altura da coluna de fluido.
Então, podemos afirmar que na mesma altura a pressão será a mesma e em alturas diferentes a diferença de pressão pode ser calculada por meio da seguinte equação -
ΔP = d·g· Δh