O estudo da paleontologia, assim como várias áreas da ciência, possuir um método científico próprio, que envolve algumas etapas de trabalho. O objetivo da sistematização desse workflow nos auxilia a aproveitar melhor o tempo dedicado à prático, o recurso financeiro disponível e, além disso, evita que dediquemos horas em busca de lugares inférteis do ponto de vista fossilífero. Sobre as etapas da prática paleontológica, descreva as etapas e o que é feito em cada uma delas:
Respostas
O estudo da paleontologia passa pelas seguintes etapas:
Coleta de Fósseis : Esta etapa consiste em captar fósseis, muitos deles podem ser encontrados por pessoas comum, sendo necessário ir à busca destes objetos, e a partir daí, fotografar o território, fazer relatórios, documentar a posição dos ossos, monitorando constantemente o local achado.
Trabalho de coleta ou escavação: o trabalho de remoção do material, que deve ser efetuado com muito cuidado e ser monitorado atentamente.
Trabalho de laboratório: é estudar todo o material que chega, de forma a compreendê-lo em toda sua estrutura.
Réplicas de Fósseis- trabalho de fazer as cópias detalhadas do que foi encontrado.
• Curadoria:
• Exposição:
Resposta:
A prática paleontológica é dividida em quatro etapas:
Explicação:
• Prospecção, escavação e coleta;
No momento de prospecção é feita a identificação dos locais onde há maior probabilidade de encontrar fósseis com objetivo de encontrar afloramentos adequados que indiquem áreas com materiais fossilizados.
Nesta etapa normalmente são realizadas visitas em áreas de mineração ativas ou abandonadas devido as rochas expostas que possivelmente podem conter fósseis. É feito também a procura em parques naturais e áreas de conservação como cavernas, barrancos, afloramentos entre outros.
• Preparação laboratorial;
A etapa de preparação compreende as atividades desenvolvidas para retirar os componentes rochosos encontrados na coleta dos materiais fósseis e separá-los. Para ocorrer essa separação, é necessário que o profissional tenha conhecimento de geologia para identificar a característica físico-química do material rochoso encontrado no fóssil e a anatomia da peça.
• Curadoria;
O processo de curadoria é definido por catalogar os fósseis e encaminha-los para os acervos técnicos. Devido ao processo de catalogação, é criado um banco de dados com todos os registros e características acerca do fóssil, como também o processo de curadoria proporciona aos espécimes proteção de agentes físicos, químicos e biológicos.
• Exposição;
A última etapa se refere a exposição dos fósseis. Normalmente é feita em museus ou entidades ligadas à pesquisa e educação, principalmente com objetivo de divulgar o patrimônio paleontológico de determinada região originária de fósseis.
• Curadoria:
• Exposição: