Compare os modelos de industrialização por substituição de importações e por plataformas de exportações. Cite exemplos.
Respostas
Olá, tudo bem?
A substituição de importações consiste no processo de aumento da produção interna de um país e diminuição de suas importações, normalmente desencadeado por fatores políticos ou econômicos. Espera-se que exista o fomento da indústria nacional, produzindo o que era importado. Foi implantado em muitos países da América Latina, como México, Argentina e Brasil.
Já a plataforma de exportação foi o modelo usado pela primeira vez em territórios antes agrícolas que passaram por processo de industrialização rápida e de alta tecnologia. É o incentivo governamental para modernização da produção interna, com intuito de exportar. Foi o modelo usado pelos Tigres Asiáticos (Singapura, Taiwan e Hong Kong).
Espero ter ajudado!
O modelo de industrialização implantado na Coréia do Sul e Taiwan, conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos, foi direcionado para o mercado externo, criando as chamadas plataformas de exportação. Na América Latina o modelo foi diferente. Comente, de forma sucinta, o modelo de industrialização implantado em alguns países da América Latina, como Argentina, Brasil e México.