• Matéria: História
  • Autor: luanacharlotte
  • Perguntado 8 anos atrás

ditadura na argentina como foi?

Respostas

respondido por: lari2341
25
Revolução Argentina é a autodenominação da ditadura militar que se instaurou na Argentina, após o golpe de Estado de 28 de junho de 1966, que derrubou o presidente constitucional, o radical Arturo Illia, dando início a um período de sete anos de governo militar que terminaria com a volta do peronismo ao poder, em 1973.
respondido por: ramostaina414p7p9fu
16
A época conhecida como Ditadura Argentina iniciou com o golpe de estado que destituiu o governante constitucional da Argentina, em 28 de junho de 1966, Arturo Illia. Dessa maneira, iniciou-se uma nova época de comandos militares que sucederia no retorno do peronismo ao governo em 1973. A ditadura argentina se autonomeou Revolução Argentina.
No decorrer desses anos, a nação foi administrada pelo Estatuto da Revolução Argentina, construído a mesma condição jurídica da Constituição Nacional. As perspectivas de um extenso governo dos militares golpistas estavam reveladas em uma de suas mais reditas expressões de ordem, “a Revolução Argentina tem princípios, porém não prazos”. Os grupos políticos foram impedidos, da mesma forma que todo modelo de participação política dos indivíduos; consolidou de maneira quase definitiva a condição de sítio e viram-se rompidos direitos sociais, civis e políticos.
Ditadura na Argentina.
Três governos dividiram essa época. O primeiro ficou reconhecido como o Onganiato, comandado pelo chefe Juan Carlos Onganía, líder do golpe e embaixador da velha divisão azul do Exército Argentino. Onganía regeu por quatro anos, de junho de 1966 a junho de 1979, quando precisou entregar o cargo enfraquecido por manifestações, como o Condobazo.
Perguntas similares