A concorrência monopolística e o monopólio são duas diferentes estruturas de mercado, que propiciam o relacionamento entre os agentes produtivos da economia. No tocante a essas opções, podemos admitir:
Respostas
Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.
Abaixo, segue o complemento da questão.
(...)
I. Na concorrência monopolística há um grande número de vendedores e compradores no mercado, transacionando produtos parecidos, mas com diferenças notadas em termos de marca, embalagem etc.
II. O monopólio representa o caso de um único vendedor que se relaciona no mercado com um grande número de compradores e mantém certo controle sobre o preço do bem.
III. O monopólio é formado por um grande número de vendedores e de compradores, que, entre outros aspectos, possuem o mesmo tipo de informações (simétricas).
IV. A afirmação indicada no tópico (I), anterior, refere-se aos casos de monopólio.
Está correta apenas:
em um cenário de Concorrência Monopolística, muitas empresas vendem produtos/serviços diferenciados que são substitutos bem próximos entre si.
De certa forma, podemos afirmar que tanto o monopólio quanto a concorrência monopolística fazem parte do modelo de concorrência imperfeita.
Gabarito:
"I e II".
Espero ter contribuído.
Correta
e. I e II.
Feedback da resposta: RESPOSTA CORRETA: E
Justificativa: tanto o monopólio quanto a concorrência monopolística são consideradas estruturas de mercados operando em concorrência imperfeita.