• Matéria: Geografia
  • Autor: ygorgabriel1121
  • Perguntado 8 anos atrás

(Uerj, 2013)Em junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ul­trapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias.Disponível em: .O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia.O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:a) mundialização do acesso a fontes de energia.b) bipolaridade das relações políticas internacionais.c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
18
Olá!

A resposta correta encontra-se na letra b) bipolaridade das relações políticas internacionais.


Pode-se afirmar que a Península da Coreia foi um dos locais divididos ideologicamente pelas potências durante o período da Guerra Fria.

Neste sentido, houve um período da história internacional (1945-1991) que foi conhecido como Guerra Fria. Durante este período, haviam duas potências mundiais (EUA -capitalista e URSS-comunista) que separaram a Peninsula da Coreia em duas: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).


Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares