Felipe, 27 anos, trabalha na construção civil como eletricista, procura a clínica de fisioterapia queixando dor forte na coluna. Durante a entrevista de anamnese, relata que trabalha muitas horas na mesma posição, às vezes abaixado, outras horas em cima de escada para instalações no teto, não faz nenhum tipo de alongamento antes ou após o trabalho. Detalha não ser a primeira vez que sente esta dor e numa delas procurou ajuda clínica, o fisioterapeuta mexeu em sua coluna e “fez uns estalos” aí que melhorou. Após a avaliação fisioterapêutica foi constatada restrição de movimento nas regiões cervical e lombar.
Considerando o relato do caso clínico, explique qual tipo de manobra e por que ela é mais indicada para o paciente Felipe.
Respostas
respondido por:
8
A manobra da qual podemos lançar mão é a terapia de
liberação posicional, é feita com base na utilização de pontos sensíveis e uma
posição de conforto para a sua utilização.
Basicamente o paciente é posto em posicionamentos confortaveis especifico com a finalidade de aliviar a dor nos pontos corretos, essa dor pode originar-se em tecidos osseos, musculares, fáscias de ligamentos, tendões, articulações e cartilagens. A principal finalidade é aliviar a dor e os espamos musculares.
Essa manobra é comumente usada em cervicalgias, patologia de origem mecânica.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás