“Emilia Ferreiro (apud NOVA ESCOLA, 1995) utiliza-se das teorias de Piaget e as transfere para o estudo do processo de alfabetização de crianças, chegando a conclusão de que uma criança pode ser alfabetizada espontaneamente, desde que esteja em um ambiente estimulador e propício.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Para ela, a alfabetização pode acontecer dentro de quatro fases: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. De acordo com estas quatro fases, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
Respostas
As opções são:
Escolha uma:
a. F V V F F.
b. V F V F F.
c. V F V F V.
d. F V F F V.
e. V F V V F.
A resposta correta é a alternativa A:
A alfabetização ás vezes pode ser a parte mais difícil de ser enfrentada pela criança, isso porque ela precisa aprender códigos e utiliza-los de forma correta, afim de que outras pessoas consigam entender o que elas queriam dizer usando tais códigos.
Mas de acordo com com a autora o ambiente no qual a criança está inserida pode ser o diferencial neste momento, fazendo com que a criança aprenda de forma rápida, sem nenhuma dificuldade sobre as demais necessidades colocadas a elas.
Resposta:( )Na fase pré-silábica a criança tem sua própria interpretação da letra e atribui um valor silábico associado ao seu pré-conhecimento.
( )Na fase silábica a criança tem sua própria interpretação da letra e atribui um valor silábico.
( )A fase silábico-alfabética oscila entre a fase silábica e alfabética. Faz sílabas completas com mais frequência.
( )Na fase silábico-alfabética a criança não relaciona a fala com a escrita. Escreve a letra que lhe soou mais “simpática”.
( )A fase alfabética caracteriza-se pelo não domínio do valor das letras e das sílabas. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
A - V F V V F.
B - V F V F V.
C - V F V F F.
D - F V V F F.
check_circle
Resposta correta
E - F V F F V.
Explicação:fase pré-silábica -Neste nível, a criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia.
fase silábica- A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).
fase alfabética -Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafemas, quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.