Respostas
respondido por:
0

O Renascimento Cultural e a Europa Absolutista – História, Artes, e política.
Entenda nesta aula de História Enem, como o movimento cultural do Renascimento, iniciado na Itália no século XI, motivou o desenvolvimento humano independente da influencia religiosa. Confira abaixo. Cai no Enem e no Vestibular.
Veja o que foi o Renascimento cultural na Europa. O movimento deixou marcas que até hoje encantam todo o mundo. Confira.

O mundo conhecido no Renascimento
O nome Renascimento identifica um período rico na cultura européia, marcado como uma revitalização das ciências, das artes e da filosofia, marcando uma cultura que começava a se consolidar fora da influência religiosa. Ele ocorre na ‘saída’ da Idade Média. Tem suas origens no século XIV e se consolida no século XV.
A Itália foi a precursora do Renascimento devido a uma série de motivos que, dentre eles destacam-se: a ação da burguesia (mecenato), ser um dos berços da cultura clássica (Roma), possuir centros comerciais desenvolvidos, a vinda dos sábios bizantinos que fugiram dos turcos, quando da queda de Constantinopla, etc. Para a expansão das ideias renascentistas, seus pensadores tiveram a invenção da imprensa (Gutemberg 1450) como grande aliada.
O Renascimento é dividido praticamente em três períodos distintos: o Trecento, ocorrido no século XIV, conhecido também como a época do Humanismo; onde temos Dante Alighiere, Pico Della Mirandola, Francisco Petrarca.
O Quatrocento, período de maior florecimento do Renascimento, que toma suas características clássicas, aliadas ao conhecimento do mundo daquele tempo e o Cincocentoou o fim do Renascimento no século XV, que, pelo apoio que a Igreja Católica passou a dar para o barroco, às críticas da Reforma Protestante, no que tange às representações de imagens dentro das igrejas e a decadência comercial italiana, devido ao fechamento da rota oriental pelos turcos não conseguiu sobreviver mais, entrando em declínio
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás