Segundo Descartes uma ciência da moral deve se fundamentar no conhecimento para definir as regras da ação correta. Apesar disso, defende o autor, não é possível esperar até que se complete todo o conhecimento para então agir. Sendo assim, conclui que:
a.
precisamos ignorar toda e qualquer regra que diga respeito ao comportamento humano em sociedade.
b.
devemos agir de acordo com o interesse dos mais fortes.
c.
cada um deve agir de acordo com seu interesse particular.
d.
devemos buscar suspender toda e qualquer ação.
e.
precisamos de regras para uma “moral provisória”.
edureis11p7ler1:
qual o item correto?
Respostas
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20
Olá, tudo bem?
René Descartes foi o mais importante dos filósofos racionalistas franceses, tendo influenciado boa parte do pensamento ocidental desde o século XVII.
Analisando as alternativas, podemos rapidamente eliminar A e D, pois se encontram em contradição com aquilo que o enunciado fundamenta.
A alternativa B está incorreta, pois agindo deste modo não poderíamos dizer que estamos fundamentando a moral em nenhum critério minimamente racional.
A alternativa C também está incorreta, pois a ação moral supõe que o interesse coletivo seja posto como um fim superior aos interesses simplesmente individuais.
A alternativa E está correta. Descartes defende a ideia da necessidade de uma moral provisória tanto na sua terceira meditação metafísica quanto em seu livro Tratado das Paixões.
René Descartes foi o mais importante dos filósofos racionalistas franceses, tendo influenciado boa parte do pensamento ocidental desde o século XVII.
Analisando as alternativas, podemos rapidamente eliminar A e D, pois se encontram em contradição com aquilo que o enunciado fundamenta.
A alternativa B está incorreta, pois agindo deste modo não poderíamos dizer que estamos fundamentando a moral em nenhum critério minimamente racional.
A alternativa C também está incorreta, pois a ação moral supõe que o interesse coletivo seja posto como um fim superior aos interesses simplesmente individuais.
A alternativa E está correta. Descartes defende a ideia da necessidade de uma moral provisória tanto na sua terceira meditação metafísica quanto em seu livro Tratado das Paixões.
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10
Essa é a resposta certa:
precisamos de regras para uma “moral provisória”.
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