• Matéria: Geografia
  • Autor: IasmimSousa2235
  • Perguntado 8 anos atrás

aspectos contribuentes para o declive do dustema sicilista no leste europeu?

Respostas

respondido por: PauloHenriquemb
1
O socialismo real foi marcado pela participação do Estado. Os governos socialistas não tinham participação popular, limitavam a liberdade de expressão e contavam com o excesso de centralização do poder. Essas características começaram a levar o socialismo para o declínio.

Na década de 80, a União Soviética entrou em crise política e econômica. O controle do governo, o baixo nível tecnológico, as dificuldades financeiras e a falta de um mercado para bens de consumo fizeram com que o socialismo entrasse em crise profunda.

A população soviética estava descontente com o sistema socialista e passou a forçar o governo para uma abertura política e econômica. Com isso, o desejo de instaurar um regime democrático na União Soviética acelerou a queda do socialismo no país.

Depois da queda do socialismo na União Soviética, o regime também ficou enfraquecido em todo o Leste Europeu. Dessa forma, o capitalismo ganhou espaço.

Atualmente, o único país que ainda segue o socialista real é Cuba, mas países como China, Vietnã e Coréia do Norte também são governados sob um regime socialista com poucas aberturas para o capitalismo e os países ocidentais.

Perguntas similares