explique de que modo o agravamento das desigualdade sociais no período da república romana resultou na criação da estratégia conhecida posteriormente como " política do pão e circo"
Respostas
A política do pão e circo foi uma estratégia adotada pelos romanos como uma forma de garantia coesão social e impedir que revoltas sociais dos povos dominados viessem a prejudicar a administração do Império, e consistia da distribuição periódica de grãos e da apresentação de atrações regulares como forma de distrair a população.
O crescimento da desigualdade social fazia crescer a animosidade entre os plebeus e os patrícios, assim como fazia crescer os sentimentos de revanchismo dos povos dominados contra os romanos, de modo que a política do Pão e Circo precisou ser expandida como uma forma de "remediar" esta sentimento que, do ponto de vista dos romanos, era perigoso.
O agravamento das desigualdades sociais no período da república romana deu-se devido às expansões territoriais que deram resultado no Império Romano.
Política Pão e Circo e o Império Romano
O agravamento das desigualdades sociais se deu com as expedições militares romanas que resultaram no aumento de escravos e em decorrência disso a diminuição dos empregos para os plebeus.
Com essas expedições militares a república romana tornou-se um império, e um dos primeiros atos administrativos do imperador Otávio Augusto foi o freio das expansões territoriais para se preocupar com a política interna.
Essa política para a administração interna foi conhecida como "Pão e Circo" que resultou na Paz Romana que durou por mais de 200 anos. A política de pão e circo foi marcada pelas construções de obras públicas voltadas para a população e eventos de entretenimento com a distribuição de alimentos durante esses eventos.
Uma das mais emblemáticas construções durante esse período foi o Coliseu.
Saiba mais sobre "Política do Pão e Circo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/103174
#SPJ3