QUESTÃO 3
Leia a notícia abaixo.
‘Asteroide-surpresa’ passa próximo à Terra
Se ainda existiam dúvidas de que asteroides poderiam passar perto da Terra sem serem percebidos com antecedência pelos radares das agências espaciais, agora não restam mais. Nesta segunda-feira, um asteroide que podia ter até 34 metros de comprimento passou bem perto do nosso planeta – a uma distância que corresponde à metade do espaço que separa a Terra da Lua. Segundo a companhia Slooh, que faz transmissões de eventos espaciais, a rocha só foi identificada no sábado por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Disponívem em: . Acesso em: 04 mai. 2017.
Há muita confusão conceitual no que se trata da definição entre meteoros, meteoritos e asteroides. Imagine a situação hipotética em que o astróide atravesse a atmosfera terrestre. Este passará a ser reconhecido como:
Alternativas
Alternativa 1:
Cometa.
Alternativa 2:
Meteoro.
Alternativa 3:
Asteroide.
Alternativa 4:
Meteorito.
Alternativa 5:
Satélite.
Respostas
Alternativa 4. Primeiramente, para a compreensão de tal questão acima citada, podemos afirmar que os meteoros são elementos que não entram na atmosfera terrestre, bem como na de outros planetas, portanto, não poderia ser tal afirmativa.
Ademais, pode-se afirmar que se trata de um meteorito, porque este é resultado da chegada na terra de corpos maiores e que não são totalmente consumidos no decorrer da chegada até a atmosfera.
Resposta:
Alternativa B: Meteoro
Explicação:
Na pagina 22 do livro didático Geologia e Pedologia é explicado que o fenômeno conhecido como meteoro é a fase de transição de um asteroide que atravessa a atmosfera terrestre. Tendo em vista que na questão não cita que o corpo entra em contato com a superfície da Terra não pode-se ser considerado meteorito. Pag: 22 " Este corpo ao atingir a superfície do planeta passa a ser conhecido como meteorito".