• Matéria: Filosofia
  • Autor: yurgues
  • Perguntado 8 anos atrás

(25 pontos) *ironia e filosofia*

Observando o mundo à nossa volta, vemos que todos somos prisioneiros: os filhos abastados vivem atrás das grades dos condomínios, cercados de seguranças; os filhos dos pobres são prisioneiros da violência nas ruas, nos sinaleiros, onde vendem suas bugigangas. E todos ouvem falar que a Sociedade Moderna é aquela que melhor realizou o ideal de liberdade defendido há duzentos e dezesseis anos pela Revolução Francesa. Como se pode entender nesse contexto a afirmação da liberdade? Não é irônico que aqueles que se dizem livres por terem atingido o ideal de liberdade proposto pela sociedade capitalista sejam também prisioneiros do medo e da violência? O que podemos aprender com esta situação?

*perguntas*
1) Quais são os sentidos mais comuns da Roma?

2) Marque uma situação irônica no texto

3) Diserte uma situação irônica do cotidiano

Respostas

respondido por: Anônimo
2
Olá

O capitalismo e o desejo pela liberdade fez do homem um refém de sua ambição. A situação irônica em tudo isso, é ser livre em uma sociedade onde não se pode usufruir plenamente de tal liberdade, mesmo vivendo com regras e normas para que ela seja "garantida", ainda precisamos nos aprisionar, para garantir segurança.

A injusta divisão de classes imposta pelo próprio capitalismo, acabou por tornar esta situação ainda pior, uns com pouco outros com muito.

A sociedade carrega características ambiciosas e capitalistas, desde os primórdios e a falta de liberdade é uma consequência deste crescimento.
O ideal de Sociedade Moderna não contemplava os efeitos que um crescimento nesta proporção causaria. O homem evoluiu, mas deixou de pensar nas consequências do capitalismo, vislumbrava apenas os bons resultados.
Perguntas similares