• Matéria: Administração
  • Autor: saradeolip7cp63
  • Perguntado 8 anos atrás

Paulo Soares é um comerciante que se preocupa em saber de tudo o que acontece com sua cidade, principalmente de como são gastos os recursos públicos. Ele sabe que é seu dever como cidadão fiscalizar o uso do dinheiro público e que é um dever da Gestão Pública resguardar a probidade e eficiência da Administração, por meio da transparência dos atos de seus agentes, informando à sociedade sobre suas ações.


Elaborado pelo professor, 2018.



Sobre o papel do cidadão e o papel do controle externo na gestão pública, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. Como cidadão, Paulo deve Fiscalizar e cobrar ativamente a execução do orçamento público, acompanhando atos, audiências públicas e também através da internet nos portais da transparência.


Porque


II. Assim como Paulo, todo cidadão deve ter conhecimento sobre a gestão pública e participar diretamente dos atos praticados perante a ordem pública, sejam estes lícitos ou não, fazendo valer seus direitos constitucionais.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: BrunoAMS
1
Afirmativa I: Verdadeira

Paulo deve utilizar todos os meios disponibilizados para analisar a condução do dinheiro público pelos governantes, assegurando uma aplicação transparente e alinhada com os aspectos propostos no planejamento e orçamento anual.

Afirmativa II: Falsa

Todo cidadão precisa do conhecimento sobre a gestão pública, no entanto, só deve participar de atos que sejam lícitos, evitando comportamentos que fujam à legislação vigente.

Alternativa correta: 3
Perguntas similares