Respostas
O cristianismo foi elemento de organização da sociedade e da cultura na Idade Média, tendo papel de manutenção da organização social. Após a queda do Império Romano, a Igreja Católica tomou a unidade cultural, religiosa e política.
Tinha o controle da fé e conseguia comandar os aspectos da vida cotidiana da Idade Média. Cabe destacar que a Igreja era uma grande proprietária de terras nesse período, possuindo grande poder material.
Igreja na Idade Média
Poucas pessoas eram alfabetizadas na Idade Média, então a Igreja também concentrava um poder intelectual. E além de ser proprietária de terras, a Igreja pregava que a salvação eterna seria conseguida por meio da doação de bens para a Igreja. Assim, a Igreja possuía muitos meios de enriquecer.
Cabe destacar que a consolidação do poder da Idade Média veio com a conversão dos reinos germânicos ao catolicismo. Em grande parte, isso ocorria de forma violenta. Outro fato que beneficiava a Igreja, é que naquele período a sociedade era dominada pelo misticismo.
De fato, a Igreja tinha grande poder material, político, cultural e intelectual. Porém, não devemos negligenciar que ocorreram revoltas (por exemplo camponesas) e contestações à Igreja. Esta, inclusive, irá levar ao Renascimento e à Reforma Protestante.
Leia sobre a Reforma Protestante: https://brainly.com.br/tarefa/5994923
#SPJ2