Respostas
Vanguardas europeias são denominadas as várias tendencias artísticas que prosperaram na Europa no começo do século XX, tendo uma grande influencia no mundo ocidental. Os artistas estavam buscando ressignificar o sentido da arte, por isso romperam com todas as tradições anteriores, experimentando diversas técnicas e materiais, abrindo espaço para a aparição da arte moderna. Alguns exemplos são: dadaísmo, expressionismo, cubismo, futurismo e surrealismo.
Entendendo as vanguardas europeias e seu contexto histórico
A palavra vanguarda significa o nome dado às tropas militares que estão à frente de um exército, ou seja, os primeiros. Metaforicamente tem o sentido de pioneirismo, o que os artistas representam.
No inicio do século XX houve uma grande mudança de padrão na Europa: várias invenções como o carro movido à gasolina e a luz elétrica tinham sido popularizadas com a Segunda Revolução Industrial. Também a produção em larga escala. Estes dois exemplos aceleraram o modo de vida. Consequentemente: as cidades cresciam; as ciências avançavam; a fotografia era aprimorada; o cinema também era aperfeiçoado.
Porém, todo este ambiente de renovação e tecnologia não foi capaz de solucionar os problemas que estavam ocorrendo: a fome e a miséria afloravam; a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiu, fazendo os artistas vanguardistas se questionarem e questionarem ainda mais a tradição e o entusiasmo que a modernidade trouxe.
As vanguardas europeias tem suas características próprias, mas a ideia comum era de renovação estética, pois repudiavam o gosto e a cultura dominantes. Os escritores, pintores, músicos, arquitetos, poetas trabalhavam e conviviam em conjunto. Esta época foi chamada a época dos ismos, porque cada tendencia estava à procura de novas formas de expressão.
Entenda mais sobre vanguardas europeias em: https://brainly.com.br/tarefa/3369583
#SPJ2