João foi fazer um teste de tipagem sanguínea e acabou misturando as etiquetas menos a do tipo A. Então procedeu da seguinte forma:
Misturou uma gota de sangue no tipo A na amostra de seu próprio sangue e obteve compatibilidade sanguínea; misturou uma gota da amostra 1 na amostra 3 e não houve compatibilidade sanguínea; misturou uma gota da amostra 3 na 1 e não houve compatibilidade sanguínea; o teste entre a amostra de João e a amostra 2 houve compatibilidade nos dois sentidos. Responda: qual é o tipo sanguíneo de João e da amostra 1,2 e 3?
Respostas
Os tipos sanguíneos serão respectivamente:
1- A ou B
2- A
3- B ou A
João- A
Considerando o sistema de tipagem sanguínea ABO, onde os tipos sanguíneos se classificam em A, B, AB e O, que se caracterizam por certas proteínas de membrana nas hemácias que são chamadas de aglutinogênios e aglutininas que vão justamente aglutinar na presença de sangue estranho.
A compatibilidade sanguínea bilateral ou nos dois sentidos ocorrem quando os tipos sanguíneos são iguais, no caso o sangue de João é do tipo A e o sangue da amostra 2 também é A
Entre as amostras 1 e 3 não houveram compatibilidade de nenhum dos lados, isso indica que nenhum dos dois é O ou AB, ou seja, a amostra 1 e 3, podem ser uma A e outra B, não importando a ordem.
Espero ter ajudado!