• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: joelberson2012
  • Perguntado 8 anos atrás

As cargas atuantes nas estruturas, podem ser fixas (permanentes e a maioria das acidentais) ou móveis. A estrutura ao ser carregada, suas peças e componentes internos sofrem tensões de flexões e deflexões importantes para o dimensionamento e a análise do comportamento estrutural. As cargas fixas podem ser avaliadas pelas técnicas estudadas em unidades anteriores. Enquanto que as móveis, requerem outro procedimento de avaliação pois variam seus efeitos sobre a estrutura a medida que se deslocam sobre ela, alterando portanto a sua posição. Assim os efeitos em cada seção da peça é diferente, mas alcança valores máximo e mínimo no percurso total. Após a leitura do texto, complementado pela referência, afirma-se que quando do carregamento externo, unitário, se desloca sobre um elemento estrutural causa um determinado efeito elástico. A representação gráfica desse evento como é denominada?

(texto adaptado da VIEIRA, Rodrigo Cuberos. Estruturas hiperestáticas. Belo Horizonte: KROTON, 2017).



Assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito descrito:

Escolha uma:
a. Linhas de reações e esforços.
b. Gráficos de Breslau.
c. Diagramas de esforços.
d. Linhas de Influência.
e. Linhas de carga.

Respostas

respondido por: richardsonsantana
66
Resposta correta é linha de influência
respondido por: numero20
41

Alternativa D: linhas de influência.

Ao dimensionar certas estruturas, nos deparamos com as cargas móveis. Um exemplo é o dimensionamento de pontes, onde devemos considerar veículos e pessoas se mexendo em todo o comprimento da pista.

Essa variação pode causar momentos máximos e mínimos em diferentes lugares. Para avaliar aonde temos esse valores, devemos utilizar a linha de influência, que indica em quais vãos temos esses momentos e a que distância dos apoios eles estão.

Perguntas similares