• Matéria: História
  • Autor: rejhanerc30
  • Perguntado 8 anos atrás

“Enfrentamos, sem dúvida, a problemática que situa o debate entre a 'memória coletiva' e o que se convencionou denominar de 'memória histórica' . Maurice Halbwachs, ao analisar, de forma detalhada, a memória e suas dimensões individual, coletiva e histórica, estabelece uma nítida distinção entre história e memória”.

“Enquanto a memória é múltipla, a história é uma e podemos dizer que não há, senão uma história. Por outro lado, a memória trabalha com o vivido, o que ainda está presente no grupo, enquanto a história trabalha e constrói uma representação de fatos distantes, ou mesmo onde ou quando se encerra a possibilidade de encontrar testemunhas daquela lembrança”.
MONTENEGRO, Antônio Torres. História oral e memória. A cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 2007, p. 17.

A partir da leitura dos fragmentos motivadores citado acima, podemos afirmar que:

Respostas

respondido por: kacauchan
6
Olá!!

Infelizmente sua pergunta está incompleta, mas ainda assim eu posso te ajudar falando sobre o assunto de maneira geral.

Bom, primeiranista o que podemos perceber entre os dois pequenos textos postos no enunciado é que ambos se relacionam no contexto de memória e como a ela interfere na historia de algo.

Assim nós podemos ver que os autores fala sobre a memória coletiva que é de um evento onde muitas pessoas participaram, por exemplo a Guerra Mundial, e que os testemunhos dados estão de acordo. Porém também existem casos isolados que poucas pessoas viram e o julgamento delas sobre o que foi visualizado por ser afetado de uma maneira negativa ou totalmente distorcida do que realmente aconteceu. Já que testemunha verbal também é utilizado como fonte histórica.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
respondido por: kelvimlocks
1

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas similares