• Matéria: Sociologia
  • Autor: honuaAngel
  • Perguntado 8 anos atrás

(Mack-SP) A federação é uma forma de Estado coletiva, considerada a mais desejável na medida em que procura:
a)Unificar os interesses da nação através da pessoa do presidente.
b)Resguardar os interesses regionais pela autonomia concedida aos Estados.
c)Deter a liberdade dos governantes a fim de prevalecer as resoluções do governo federal.
d)Estabelecer autoridade ampla para as assembleias legislativas, mas controlar ativamente o governo central.
e)Restaurar o equilíbrio político do país concentrado todas as decisões no governo central.

Por favor, a afirmação certa e uma breve explicação se possível.
<3

Respostas

respondido por: LariStern
23
Letra B.

Quando o assunto é forma de governo, o Brasil se trata de uma República presidencialista; onde o ou a chefe de Estado e de governo é o presidente da República. Ele tem o poder de nomear ou demitir ministros e secretários, assim como de representar a nação nas relações internacionais e estabelecer, de forma subordinada à aprovação do Senado, tratados com outras nações. Essa subordinação já descarta a resposta a, pois ela dá a entender uma unificação do poder político na figura do presidente. Algo que não ocorre.

Federação se refere a estrutura de poder onde o Estado é composto por diversas unidades territoriais autônomas, dotadas de governo próprio. Os estados federados que se unem para constituir a federação possuem um conjunto de competências ou prerrogativas que são garantidas pela constituição e não podem ser abolidas ou alteradas unilateralmente pelo governo central. Nela, os estados federados não podem dissociar-se livremente do poder central, apesar de obterem certa liberdade em relação à distribuição de poderes e encargos; apenas o Estado Federal é soberano. Pelas federações serem estabelecidas através de constituições seus laços são rígidos e estabelecidos. Não há direito de secessão. No Brasil, apesar dos municípios, estados e distrito federal serem independentes um do outro, eles formam um todo que valida o governo central e federal, que governa sobre todos os membros citados.

Resumindo: No caso do Brasil -- República é a forma de governo; Presidencialismo é o sistema de governo; e o Federalismo é a estrutura de poder.



honuaAngel: Muito obrigada mesmo!Agora vou conseguir acabar meu trabalho!Grata <3
LariStern: De nada :)
respondido por: Matheusieti
2

A alternativa B é a que melhor dialoga com o governo e a formação da república como parte de uma autoridade governamental. Analisando as  alternativas A, C e D, vemos algo em comum entre o erro delas: o método de governo é diferente entre os dois tipos de governo político. Logo, no parlamentarismo o poder executivo depende do parlamento.

Por fim, no sistema de governo Presidencialista, o presidente é visto como aquele que representa o Estado em todas as totalidades da nação, ou seja, ele se apresenta como chefe de governo, tendo a responsabilidade política e diversas atribuições elencadas junto as demais atuações políticas, sendo eleito através de eleições que podem ser diretas ou indiretas.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/20622266

Anexos:
Perguntas similares