• Matéria: Geografia
  • Autor: suellencustodio
  • Perguntado 8 anos atrás

Somos assolados por notícias de violência por todos os canais de comunicação. Ondas de crimes, corrupção, vandalismos etc. A Escola é uma instituição cultural inserida neste contexto e, portanto, também torna-se palco de situações como estas. Por isso, é tão importante que docente tenha claro, as possíveis definições de violência. Acerca destas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

A violência pode ser pensada unicamente como atos que desencadeiem danos físicos e materiais.

Alternativa 2:

A violência simbólica é facilmente detectada e, por isso, é a modalidade mais combatida na escola.

Alternativa 3:

Anular a subjetividade de outrem, condenando-o ao silêncio e a invisibilidade social, não pode ser considerado um ato de violência.

Alternativa 4:

A indisciplina escolar não é necessariamente um ato de violência, pois, sua ocorrência pode ser vinculada somente a relações conflituosas.

Alternativa 5:

A escola nunca corrobora com atos de violência, pois, sempre trabalha de forma horizontal, respeitando o direito e a singularidade de cada indivíduo à ela vinculado.

Respostas

respondido por: jsbprb
2
Apesar de, na escola existir violência, ela existe exatamente para fazer o contrário. Faz parte da educação a não violência. O respeito ao próximo, as palavras mágicas (por favor, obrigado, com licença, desculpe-me) são indispensáveis na escola para combater atos de violência. A natureza humana é bombardeada dia a dia com impulsos violentos da mídia, dos lares desajustados, das drogas, das relações conflituosas. A escola não corrobora com isso. Ela deve viver na contramão da violência. 
Perguntas similares