Respostas
O livro As cores da escravidão conta a história de Tonho. Sua vida corre em busca de melhorias sociais e econômicas pois ele vive na pobreza. A história gira em torno de Tonho e João para a busca de emprego, chegando lá, as condições remetem ao trabalho escravo.
Vale ressaltar que no período da escravidão, o trabalho para a maioria dos escravos não era assalariado, eles deveriam seguir as ordens de seus compradores, e, caso não cumprissem estariam fadados a punições.
Por outro lado, existiam senhores de engenho que pagavam pelos serviços de seus escravos, algo que foi muito comum já no fim da escravatura.
O livro "As cores da escravidão", escrito pela autora Ieda de Oliveira, disserta sobre Tonho, um homem negro que vive imerso na pobreza, e por isso ele luta em prol de melhores condições sociais e econômicas.
Juntamente de seu amigo João, ele segue um homem que recruta trabalhadores, a fim de conseguir um emprego. Eles então conseguem trabalho em uma fazenda, com a percepção de que alcançaram seu objetivo e enfim serão felizes.
Trabalho escravo
No entanto, ao chegar lá, eles são colocados para trabalhar em condições desumanas, sob trabalho escravo. Ou seja, o livro conta sobre os sonhos roubados e as memórias esquecidas da população negra.
Veja mais sobre a escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/35155207