Respostas
Olá!
O Cruzeiro do Sul é a menor de todas as constelações, mas também a mais conhecida. É uma das mais importantes, em especial para os povos do hemisfério Sul. Está entre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI).
No Brasil, o escudo republicano (Bandeira do Brasil) tem nele a formação do Cruzeiro do Sul. A bandeira nomeia a Ordem Militar mais importante do país.
É visto também na bandeira do estado do Paraná.
Teve seu nome dados a uma cidade do Acre e a um time de futebol mineiro: o Cruzeiro.
Bons estudos!
Olá
O Cruzeiro do Sul, também chamado de Crux, apesar de ser a menor de todas as constelações, é uma das mais importantes, principalmente para os povos do hemisfério Sul. Consiste numa das 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI).
João de Faras, astrônomo da esquadra de Cabral, foi o primeiro a documentar a existência da constelação em forma de cruz, em 1500. Outra referência importante ao Cruzeiro do Sul foi a realizada por Florentino Corsali, em 1515, chamando-a de Cruz Maravilhosa. Entretanto, somente 1617, através de estudos realizados por Augustim Royer, foi estabelecido o nome de Cruzeiro do Sul.
Seus braços são formados por quatro estrelas de primeira grandeza. Catalogada por Ptolomeu, o Cruzeiro do Sul é um excelente relógio, pois a linha formada por suas estrelas Rubídea e Magalhães (seu braço mais extenso) giram em torno do polo em aproximadamente 24 horas. Esse braço mais extenso serve também para identificar o Polo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes a longitude da própria constelação.
É uma das formações mais conhecidas do céu meridional, localiza-se próximo do Polo Sul e sua visualização só é possível no hemisfério sul ou regiões do hemisfério norte, próximas à linha do Equador.
Espero ter ajudado bons estudos!