O psicólogo jurídico pode atuar em diversas áreas do Direito e, em cada uma dessas áreas, o psicólogo irá desempenhar diferentes tarefas. Tendo em vista essas áreas, associe as colunas:
1-Atuar como perito em casos como de afastamento ou aposentadoria por danos psicológicos.
2-Avaliar a real presença de danos psíquicos, estando atendo as possíveis manipulações dos sintomas.
3-Propiciar a superação de sua condição de exclusão, bem como a formação de valores positivos de participação na vida social.
4-Atuar como perito para averiguação da periculosidade, das condições de discernimento ou sanidade mental das partes em litígio.
5-Avaliar qual dos genitores tem melhores condições de ficar com a guarda do(s) filho(s) após a separação.
I - Direto Penal
II-Direito do trabalho
III-Direito civil
IV-Direito da familia
V- direito da Criança e do ADOLESCENTE
Respostas
A resposta correta é I-4 II-1 III-2 IV-5 V-3
A ordem correta é 1 - Direito do Trabalho; 2 - Direito Civil; 3- Direito da Criança e do Adolescente; 4- Direito Penal; 5- Direito da Família.
A psicologia jurídica é um ramo da psicologia que atua junto ao direito, correspondendo ao psicólogo atuar de diferentes formas dependendo de qual área está alocado.
O psicólogo no Direito do Trabalho pode atuar em casos como o afastamento por danos psicológicos e o trabalho exploratório. Já na área do Direito Civil ele busca averiguar quais os danos psíquicos que os indivíduos podem apresentar ou apresentam. No Direito da Criança e do Adolescente o psicólogo age buscando propiciar um ambiente adequado para o público infanto juvenil que encontra-se afastado de sua família buscando formas de trazer valores positivos para a vida deles. Enquanto, no Direito Penal o psicólogo atua junto aos prisioneiros buscando avaliar o risco que o mesmo impõe a sociedade e a sanidade mental deles. No direito da família a atuação pode ser dada quando a decisão de guarda.
Espero ter ajudado !