• Matéria: História
  • Autor: radulvalac
  • Perguntado 8 anos atrás

QUESTÃO 9
O período caracterizado pela formação dos Estados Nacionais (1825-1860) foi marcado por inúmeras lutas civis, resultado de distintos projetos políticos que não obtiveram sucesso. O cenário que se abriu aos recém-formados Estados Nacionais Americanos estava ilustrado por uma série de instabilidades políticas. Uma dessas posições políticas antagônicas foi o chamado projeto bolivariano. Após a independência da Bolívia e do Peru, Simón Bolívar se preocupou em concretizar um sonho que alimentava desde 1821, ou seja, o de formar uma aliança defensiva. Leia o trecho a seguir da “Carta da Jamaica”, escrita por Simón Bolívar em 06 de setembro de 1815:

“É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.”


BOLÍVAR, S. Cartas da Jamaica. In: BOLÍVAR, S. Escritos políticos. Campinas: Unicamp, 1992, p. 60-61.


O trecho apresentado foi escrito durante as lutas pela independência na América Espanhola. Considerando o excerto e as concepções de Bolívar no momento de formação dos Estados Nacionais, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
De forma oposta ao que diz na carta, Bolívar foi contra as propostas de independência e unidade da América, esforçando-se para que ela se mantivesse como colônia espanhola.

Alternativa 2:
Em conformidade com a carta, Bolívar concordou com a variedade política e geográfica do continente. Entretanto, tentou forçar o Brasil a se curvar diante da força militar hispano-americana.

Alternativa 3:
De forma oposta ao que diz na carta, Bolívar foi contra a diversidade americana e, em sua prática política e militar, tentou impedir o processo de emancipação e abolição da escravatura do Brasil.

Alternativa 4:
Em consonância com o que afirma a carta, Bolívar reafirmou várias vezes o seu ideal de unidade americana. Contudo, na prática política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram invencíveis.

Alternativa 5:
Assim como se afirma na carta, Bolívar lutou pela unidade americana e empenhou para que a América Espanhola se vinculasse ao Brasil na guerra contra a hegemonia estadunidense-soviética no continente.

Respostas

respondido por: wagnerpedro135
0
Em consonância com o que afirma a carta, Bolívar reafirmou várias vezes o seu ideal de unidade americana. Contudo, na prática política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram invencíveis.

radulvalac: Marquei a letra D ou alternativa 4. De acordo com o que afirma a carta, Bolívar reafirmou várias vezes o seu ideal de unidade americana. Contudo, na prática política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram invencíveis.
Perguntas similares