• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Crisgoli
  • Perguntado 8 anos atrás

3)
No início da década de 1920, influenciadas pelas pedagogias renovadoras da Europa e, principalmente, dos Estados Unidos, sobretudo de John Dewey, surgiram as críticas mais consistentes à educação tradicional que vigorava no sistema de ensino no país, e a defesa de reformas educacionais baseadas numa nova perspectiva pedagógica.

Neste panorama, o que defendia o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", lançado em 1932? Assinale a alternativa correta:

Selecione uma alternativa:
a)
Defendia a livre iniciativa privada, sendo que a educação, como qualquer outro serviço, deveria ser paga, não cabendo ao Estado nenhum tipo de regulação sobre o ensino.

b)
Defendia a educação religiosa como forma de construção da moral e dos bons costumes, valores educacionais considerados fundamentais para a construção da nação.

c)
Defendia a educação como um serviço essencial de construção da nação, que deveria ser estatizada, não cabendo a iniciativa privada atuar e/ou investir nesse setor.

d)
Defendia a educação pública, gratuita, obrigatória, laica e que preparasse as novas gerações para as mudanças que estavam em curso no país.

e)
Defendia a educação pública e gratuita para os mais pobres, enquanto os setores privilegiados pagariam uma taxa para o Estado.

Respostas

respondido por: allancf
19
b.
a educação pública, gratuita, obrigatória, laica e que preparasse as novas gerações para as mudanças que estavam em curso no país.
respondido por: kalisha2022
1

A reposta correta em relação sobre o que defendia o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", lançado em 1932, é a letra d) defendia a educação pública, gratuita, obrigatória, laica e que preparasse as novas gerações para as mudanças que estavam em curso no país.

Pois, os intelectuais que o assinaram acreditavam que só assim uma inovação no sistema educacional poderia cumprir sua função social, como não só a preparação de mudanças que estavam em curso no país  mas também a redução de desigualdades.

Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um documento escrito na década de 1930 por 26 intelectuais que através dele propuseram que a educação deveria ser pública, gratuita, obrigatória e laica. Ademais que não podia fazer distinção entre homens e mulheres em relação as oportunidades sociais e possibilidades de aprendizagem.

Aprenda mais sobre Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em:

https://brainly.com.br/tarefa/10865725

#SPJ2

Perguntas similares