• Matéria: Português
  • Autor: Diehgo
  • Perguntado 8 anos atrás

"A feição deles [índios] é serem pardos, maneiras de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiro, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão, agudos na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita como roque de xadrez, ali encaixado de tal sorte que não os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber.



Com base nesse excerto, podemos afirmar que:

a) Caminha se assusta pelo fato de os nativos brasileiros usarem uma forma rudimentar de "piercing" que os incomodava muito na hora de falar, comer ou beber.

b) a inocência do indígena é fruto, de acordo com a Cartam da moral cristã que foi propagada no Brasil pela Companhia de Jesus, que tinha na figura do padre Antônio Vieira o maior nome da Literatura Informativa no Brasil.

c) Pero Vaz de Caminha tinha a intenção de escravizar os índios, por esse motivo, quis mostrar ao rei Dom Manoel I, que os índios eram fortes e guerreiros, como, futuramente, escreveria Gonçalves Dias, na primeira fase do Romantismo.

d) a falta de valores morais cristãos é criticada pelo autor da carta, uma vez que condena o fato dos índios não usarem roupas, terem o corpo pintado e outras formas de embelezamento que contradiziam os costumes portugueses.


Responda de acordo com o Regulamento do site, explicando o porquê escolheu a alternativa.

Respostas

respondido por: Elooh2018
14
Letra D
Pois o autor da carta, ao falar sobre os índios, fala cpm desprezo e reprovação.

Diehgo: Parabéns! Resposta aprovada.
Perguntas similares