Se considerarmos uma partícula que esteja conectada a uma mola, passamos a analisar a energia potencial elástica Ve da mola, de modo que se a mola for comprimida ou alongada por um valor s em relação a sua condição não deformada, a mola gera energia potencial elástica que fica armazenada até que volte a posição não deformada. Como a mola sempre exerce força para retornar à posição não deformada Escolha uma: a. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será alternado, portanto a energia Ve sempre será alternada. b. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será variado, portanto a energia Ve sempre será variada. c. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será positivo, portanto a energia Ve sempre será positiva. d. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será nula, portanto a energia Ve sempre será nula. e. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será negativo, portanto a energia Ve sempre será negativa.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
o trabalho gerado sobre a partícula sempre será positivo, portanto a energia Ve sempre será positiva.
respondido por:
5
Alternativa (c) é a correta. o trabalho gerado sobre a partícula sempre será positivo, portanto a energia Ve sempre será positiva
A energia potencial elástica é a energia associada quando uma mola sofre deformação. Sendo o trabalho realizado pela mola definido pela seguinte expressão:
T = F . d = k.x/2 . x
T = k . x² / 2
Como o Tfe = Epe a expressão que definirá o cálculo para força elástica será:
Tfe = Ep = k . x² / 2
Onde:
k é a constante elástica da mola dada por [N/m]
x é a deformação sofrida pela mola dada por [m]
Ep é a energia potencial elástica dada em [J]
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás