O ensino-aprendizagem envolve a relação dinâmica entre três elementos: professor, aluno e objeto de conhecimento. Com base nisso, é necessário perguntar: para que ensinar? o que ensinar? quem ensina? para quem se ensina? como se ensina? em que condições se ensina?
Para se pensar a relação de ensino e aprendizagem desde o planejamento didático, o professor precisa considerar o aluno:
Escolha uma:
a. em seu papel passivo pois, para o desenvolvimento adequado dos conhecimentos estabelecidos no currículo, o sujeito principal é o professor, e o aluno, secundário, embora seja seu desenvolvimento intelectual a meta de todo ensino.
b. em seu papel ativo, principalmente porque torna a aula mais agradável, o que acarretará melhores resultados na avaliação do ensino-aprendizagem.
c. em seu papel de assujeitado, pois, na hierarquia própria da escola, é o professor quem decide os rumos da aprendizagem, nesse sentido, deve conhecer profundamente o perfil de seus alunos para que possa responder às demandas que surgirem ao longo da relação educativa.
d. em seu papel passivo, pois a relação educativa é naturalmente assimétrica, de modo que o ideal do ensino é o aluno estar atento para escutar o que o professor tem a dizer, como detentor dos conhecimentos a ser ministrados.
e. em seu papel ativo, pois, para aprender de maneira significativa, o aluno precisa se ver como aprendiz, não como copista, mas sim como sujeito autônomo, que atribui sentido ao próprio fazer.
Respostas
respondido por:
3
seria a letra e pois se vc for passiva as pessoas se sentiram entediadas e nao tera um desenvolvimento desejável, e ser hierárquico é pior pois um professor(a) mandao nunca é bem visto e por mais que pensem que sao nunca sao respeitados na frente nao falam nada mas pro tras destruem tudo o professor, e a relaçao nao fica boa porque nada melhor aprender com quem gostamos nao é mesmo, entao seja ativa mas objetiva e principalmente dinamica, humor, ênfase e movimento constante faz uma aula com bastante informaçao facilitando as abilidades dos alunos de absorçao pois eles teram bastante informaçoes para usar para se lembrar de algo pode ser algo engraçado ou um movimento abrupto ou algo do tipo.
respondido por:
0
Resposta:
em seu papel ativo, pois, para aprender de maneira significativa, o aluno precisa se ver como aprendiz, não como copista, mas sim como sujeito autônomo, que atribui sentido ao próprio fazer.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás