• Matéria: História
  • Autor: telcrigafeniasp7l4mb
  • Perguntado 8 anos atrás

jornais sobre escravos fugitivos e sobre o que eram os quilombolas e as cartas de alforria no período entre 1860 e 1888

Respostas

respondido por: nunesdap7jg2n
19

Quando os escravos fugiam dos engenhos erma anunciados nos jornais da cidade dando as características fisícas e até uma recompensa  para quem informasse. Quando os escravos fugiam eram procurados pelos capitão do mato do senhor de engenho e também tinham auxílio da polícia. Quando eram recapturados sofriam castigos físicos como as chibatas.
Alguns escravos também se refugiavam em quilombos que eram locais onde ficavam os escravos fugitivos formando uma comunidade de refugiados.

Quando o escravo era libertado ou quando pagava a sua dívida com o senhor de engenho, eles recebiam a carta de alforria que significava que eram pessoas livres. 
A Lei Aurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1889 que extinguiu a escravidão no Brasil, tornando todos os escravos negros livres.


Pedroprecisadeajuda: faz um resumo por favor na minha apostila so tem 8 linhas
jisooBLACKPINK: resumo:
jisooBLACKPINK: Quando os escravos fugiam dos engenhos, eram anunciados nos jornais da cidade dando as características física e até uma recompensa para quem informasse ( e agora vc pega da quarta linha que começa com '' Quando.... '' e vai até '' livres ''
Perguntas similares