Respostas
Calcula-se que nos anos que antecederam a colonização o Brasil teria cerca de 2 milhões de indígenas. Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferentes. Porém, todas as tribos tinham em comum o contato íntimo com a natureza e com os espíritos de seus antepassados. Por isso, todas as nações indígenas realizavam seus rituais envolvidos de mistério e misticismo.
A dança é, para os índios, a maior expressão de espiritualidade, junto com a música ela desempenha um papel importante, pois através dela os povos indígenas podiam preservar grande parte de suas memórias e tradições. As danças e músicas fazem parte de cerimônias no cotidiano indígena.
As danças são realizadas em passos e gestos ritmados aos instrumentos criados pelos índios, feitos de sementes, madeiras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres, cascos de animais, etc., sendo o maracá um instrumento comum entre muitas tribos. A música indígena é ligada a mitos fundadores e ao animismo, realizadas para atos como procriação, nascimento, puberdade, casamento, morte, doenças, epidemias, flagelos, caçadas, vitórias, etc.