penna (2012) adverte-nos de que " a reflexão sobre a pratica deve nortear a busca de respostas pedagógicas para as atividades do cotidiano da sala de aula. Assim e necessário conhecer diferentes métodos de educação musical para aprender com as experiencias já realizadas, com as propostas sistematizadas, sem no entanto, torná-las uma camisa de força" (P.19). Observe as alternativas a seguir e assina-le a incorreta ou seja, a que não reflete no que deve consistir essa busca.
A) conhecer o contexto ( social, histórico, cultural) no qual o método foi criado, para poder avaliar limites e contribuições.
B) entender o papel do aluno como receptor e do professor como aplicador, quanto mais exata e a aplicação, mais efetivo sera o método.
C) analisar seus fundamentos, procurando reconhecer suas concepções de musica e educação subjacentes.
D) conhecer e analisar os objetivos pedagógicos, suas atividades ou exercícios para entender seus princípios de construção e procedimentos.
E) relacionar o método com as evidencias musicais próprias e dos alunos, buscando articulá-lo com o seu contexto educacional.
Respostas
respondido por:
2
A) conhecer o contexto ( social, histórico, cultural) no qual o método foi criado, para poder avaliar limites e contribuições.
Correto. É necessário conhecer a teoria e o espaço contextual em que um determinado método foi criado, para, por fim, avaliar seus limites e contribuições.
B) entender o papel do aluno como receptor e do professor como aplicador, quanto mais exata e a aplicação, mais efetivo sera o método.
Falso. Não é dessa forma que a relação de ensino-aprendizagem te de ser vista: professor e aluno realizam um diálogo.
C) analisar seus fundamentos, procurando reconhecer suas concepções de musica e educação subjacentes.
Correto. É necessário, para entender uma teoria, compreender também suas bases formadoras.
D) conhecer e analisar os objetivos pedagógicos, suas atividades ou exercícios para entender seus princípios de construção e procedimentos.
Correto. A complexidade de uma teoria está também em suas características práticas, como as atividades e exercícios.
E) relacionar o método com as evidencias musicais próprias e dos alunos, buscando articulá-lo com o seu contexto educacional.
Correto. Diferente do que é afirmado na alternativa B, deve-se levar em consideração a vivência dos alunos.
Correto. É necessário conhecer a teoria e o espaço contextual em que um determinado método foi criado, para, por fim, avaliar seus limites e contribuições.
B) entender o papel do aluno como receptor e do professor como aplicador, quanto mais exata e a aplicação, mais efetivo sera o método.
Falso. Não é dessa forma que a relação de ensino-aprendizagem te de ser vista: professor e aluno realizam um diálogo.
C) analisar seus fundamentos, procurando reconhecer suas concepções de musica e educação subjacentes.
Correto. É necessário, para entender uma teoria, compreender também suas bases formadoras.
D) conhecer e analisar os objetivos pedagógicos, suas atividades ou exercícios para entender seus princípios de construção e procedimentos.
Correto. A complexidade de uma teoria está também em suas características práticas, como as atividades e exercícios.
E) relacionar o método com as evidencias musicais próprias e dos alunos, buscando articulá-lo com o seu contexto educacional.
Correto. Diferente do que é afirmado na alternativa B, deve-se levar em consideração a vivência dos alunos.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás